Publicações CSA

User Rating:  / 1
PoorBest 

10.1. Livros

 

10.1.1. Autor ou co-autor

SÁ, Cristina Manuela (2004). Leitura e compreensão escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico: algumas sugestões didácticas. Aveiro: Universidade de Aveiro (ISBN 973-789-141-1)


 

 

BELO, Marlene Pereira e SÁ, Cristina Manuela (2005). A leitura em voz alta nas aulas de Língua Portuguesa. Aveiro: Universidade de Aveiro (ISBN 972-789-149-7)

ANDRADE, Ana Isabel, PEREIRA, Luísa Álvares, ARAÚJO e SÁ, Helena, BASTOS, Mónica, CANHA, Manuel Bernardo, CARDOSO, Inês, ESPINHA, Ângela, GOMES, Sílvia, GONÇALVES, Lurdes, MARTINS, Esperança, MARTINS, Filomena, PINHO, Ana Sofia, SÁ, Cristina Manuela, SÁ, Susana, SANTOS, Leonor (2008). Línguas e Educação: orientações para um projecto colaborativo. Aveiro: Universidade de Aveiro/Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (ISBN 978-972-99314-4-4)

SÁ, Cristina Manuela e VEIGA, Maria José (2010). Estratégias de leitura e intercompreensão. Colecção “Cadernos do LEIP”, Série “Propostas”, nº 1. Aveiro: Universidade de Aveiro/Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores/Laboratório de Investigação em Educação em Português [ISBN: 978-972-789-309-6].

 

10.1.2. Editor

SÁ, Cristina Manuela e MARTINS, Maria da Esperança (orgs.) (2008). Actas do Seminário “Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos e práticas”. Aveiro: Universidade de Aveiro/Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores/Laboratório de Investigação em Educação em Português (ISBN 978-972-789-264-8) [publicado em CD-Rom]

 

10.2. Capítulos de livros

SILVA, Margarida e SÁ, Cristina Manuela (2004). Pelo facto do João estar a mentir não significa que o João é mentiroso: algumas reflexões sobre o ensino do vocabulário. In Maria Helena Araújo e Sá, Maria Helena Ançã e António Moreira (coord.), Transversalidades em Didáctica das Línguas. (pp. 29-40). Aveiro: Universidade de Aveiro

CARREIRA, José e SÁ, Cristina Manuela (2004). O papel do conhecimento prévio na compreensão em leitura: estratégias de activação e desenvolvimento. In Maria Helena Araújo e Sá, Maria Helena Ançã e António Moreira (coord.), Transversalidades em Didáctica das Línguas. (pp. 73-82). Aveiro: Universidade de Aveiro

SÁ, Cristina Manuela (2010). “Das intenções às concretizações: desafios e conflitos. Um estudo sobre uma oficina de formação”. In Ana Isabel Andrade e Ana Sofia Pinho (orgs.), Línguas e Educação: Práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto. (pp. 111-132). Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação [ISBN 978-989-967-6-7]

MACÁRIO, Maria João e SÁ, Cristina Manuela (2012). Como posso trabalhar colaborativamente hoje para desempenhar com eficácia a minha função docente amanhã? In P. Membiela, N. Casado e M. I. Cebreiros (eds.), Investigaciones sobre docencia universitaria y nuevas metodologías. (pp. 189-194). Ourense: Educación Editora

 

10.3. Artigos em revistas

 

10.3.1. Nacionais

MENEZES, Isabel e SÁ, Cristina Manuela (2004). Representações de alunos e professores sobre a interacção leitura-escrita. Intercompreensão, 11, pp. 61-70

Alarcão, Isabel (coord.), Andrade, Ana Isabel, Moreira, António, SÁ, Cristina Manuela, PEREIRA, Luísa Álvares, CANHA, Manuel Bernardo, ANÇÃ, Maria Helena, ARAÚJO e SÁ, Maria Helena, CARDOSO, Teresa, GERALDI, Wanderley, GAMITO, Mário e PINTO, Susana (2004). Percursos de consolidação da Didáctica de Línguas em Portugal. Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 3, pp. 235-302 [ISBN: 1645-7587]

NEVES, Rómulo e SÁ, Cristina Manuela (2005). Compreender e operacionalizar a transversalidade da Língua Materna na prática docente. Palavras, 27, pp. 21-30

SÁ, Cristina Manuela (2006). Novas tendências na formação de professores de Língua Portuguesa. Til. Fragmentos de Educação, 1, pp. 29-31 [ISSN: 1646-2947]

SÁ, Cristina Manuela e colaboradores (2006). Uma experiência de investigação-acção: trabalhar a compreensão e expressão escrita a partir da banda desenhada. Palavras, 30, pp. 33-41 [ISSN: 0870-7499]

SÁ, Cristina Manuela (2006). Um contributo ‘aveirense’ para a formação de professores de Língua Portuguesa. Til. Fragmentos de Educação, 2, pp. 24-26 [ISSN: 1646-2947]

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2008). Ser leitor no séc. XXI. Importância da compreensão na leitura para o exercício de uma cidadania responsável e activa. Saber&Educar, 13, pp. 235-246 [ISSN: 0873-3600]

BARTOLOMEU, Rita e SÁ, Cristina Manuela (2008). Operacionalização da transversalidade da língua portuguesa no âmbito da Gestão Flexível do Currículo. Palavras, 33, pp. 15-25 [ISSN: 0870-7499]

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2010). O manual escolar de Língua Portuguesa e o seu papel na promoção da leitura e da literacia, Exedra, 2, 20-223 [publicado em http://www.exedrajournal.com/docs/02/19-MariadaEsperanca.pdf, a 24 de Maio de 2010].

BIZARRO, Raquel e SÁ, Cristina Manuela (2011). A transversalidade da língua portuguesa no 1º ciclo e a gestão flexível do currículo. Palavras, 39-40, pp. 53-63 [ISSN: 0870-7499]

 

10.3.2. Internacionais

SÁ, Cristina Manuela, CARDOSO, Teresa e ALARCÃO, Isabel (2008). Relations between teaching and learning. Evidence from meta-analysis of Language Didactics research. Education OnLine [Publicado em 24 de Outubro de 2008, no url: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/175405.doc]

 

 

10.4. Publicações em atas

 

10.4.1. Nacionais

SÁ, Cristina Manuela, FERREIRA, Liliane, QUEIRÓS, Ana Paula e SILVA, Alda (2007). Uma experiência de investigação-acção: desenvolvimento de competências transversais em compreensão e produção escrita. In Luísa Álvares Pereira e António Moreira (eds.), Actas do 1º Encontro Nacional de Oficinas de Escrita no Ensino de Línguas. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa [ISBN 972-789-180-2]

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2008). Ler… para ser. A vertente transversal da compreensão na leitura em língua portuguesa”, in: Inês Cardoso, Esperança Martins e Zilda Paiva (org.), Actas do Colóquio “Da investigação à prática. Interacções e debates.” Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa/Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores [publicado em CD-Rom – ISBN: 978-972-789-253-2]

SÁ, Cristina Manuela (2008). Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos e práticas – um primeiro balanço do seminário. In Cristina Manuela Sá e Maria da Esperança Martins (orgs.), Actas do Seminário “Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos e práticas”. (pp. 187-197). Aveiro: Universidade de Aveiro/Universidade de Aveiro/Laboratório de Investigação em Educação em Português (ISBN 978-972-789-264-8) [publicado em CD-Rom]

SÁ, Cristina Manuela (2008). Web 2.0 e renovação do processo de ensino/aprendizagem no Ensino Superior. In Ana Amélia Carvalho (org.), Actas do Encontro sobre Web 2.0. Braga: Universidade do Minho/CIEd (ISBN 978-972-8746-63-6) [publicado em CD-Rom]

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2010). O contributo dos manuais de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da compreensão leitora numa perspectiva de interdisciplinaridade. In Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Educação para o sucesso: políticas e actores. (pp 972-984). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Universidade da Madeira.

 

10.4.1. Internacionais

SÁ, Cristina Manuela e VEIGA, Maria José (2004). Estratégias de leitura e intercompreensão na formação de professores de Línguas: uma experiência e alguns dados sobre a sua avaliação. In Aurora Marco, Pilar Couto Cantero, Elva Aradas Carollo e  Fernando Vieito Liñares (eds.), Actas del VII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura.Tomo II. (pp. 145-149). s.l.: Editorial de la Diputación Provincial de A Coruña (ISBN: 84-95950-91-X) [Editado em CD-Rom]

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2008). As crianças e a leitura na pós-modernidade: contributo dos manuais escolares de Língua Portuguesa do 1º Ciclo”, in: Paula Cristina Martins (org.), Actas do 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança: Infâncias possíveis, mundos reais. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Estudos da Criança [publicado em CD-Rom - ISBN: 978-972-8952-08-2]

SÁ, Cristina Manuela (2009). Teaching Portuguese for the development of transversal competences. In Maria de Lourdes Dionísio, José A. Brandão Carvalho e Rui Vieira de Castro (eds.), Proceedings of the 16th European Conference on Reading/1st Ibero-American Forum on Literacies: Discovering worlds of literacy. Braga: Littera – Associação Portuguesa para a Literacia/CIEd – Universidade do Minho.

SÁ, Cristina Manuela (2010). Developing competences in Higher Education: a case in teacher training. In M. H. Pedrosa de Jesus, C. Evans, Z. Charlesworth and E. Cools (eds.), Proceedings of the 15th Annual Conference on the European Learning Styles Information Network: Exploring styles to enhance learning and teaching in diverse contexts. (pp. 460-466). Aveiro: University of Aveiro/Department of Education (ISBN: 978-972-789-312-6)].

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2011). Textbooks and the development of transversal competences through mother tongue reading comprehension. In Rodriguez Rodriguez, J., Horsly, M. & Knudsen, S. V. (eds.),  Proceedings of the 19th International Conference on Textbooks and Educational Media. (pp. 496-501). s. l. : IARTEM (ISBN: 978-84-8408-145-6).

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2011). Literacy in mother tongue through new textbooks. In Kaartinen, V., Kiili, K. & Mäkinen, M. (eds.),  Proceedings of the 2nd Baltic Sea Reading Conference – 15th Nordic Reading Conference. (pp. 26-32). s. l. : FINRA (ISBN: 978-84-8408-145-6) [disponível em http://www.parnet.fi/~finra/proceedings_of_second-baltic_sea_reading_conference].

TAVARES, Eugénia e SÁ, Cristina Manuela (2011). Desenvolvimento de competências em comunicação escrita em adultos inscritos no Processo RVCC: papel da avaliação formativa. In Morgado et al. (orgs.), Aprender ao longo da vida. Contributos, perspetivas e questionamentos do currículo e da avaliação. Atas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação. (pp. 794-808). Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação [ISBN: 978-972-8746-95-7]

MACÁRIO, Maria João, SÁ, Cristina Manuela & MOREIRA, António (2011). Teacher training in the 21st century: enhancing collaborative work through online discussion forums. In L. G. C. I. Candel Torres, A. López Martínez, International Association of Technology & IATED (eds.). ICERI2011 Proceedings CD. (pp. 4396-4402).

SÁ, C. M. (2011). Cinema de animação e ensino-aprendizagem da língua portuguesa/Animation and the teaching-learning of the mother tongue. In A. Costa Valente e R. Capucho (coord.), AVANCA | CINEMA 2011 (pp. 907- 911). Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca (ISBN: 978-989-96858-1-9)

 

10.5. Publicações on line

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2008). As crianças e a leitura na pós-modernidade: contributo dos manuais escolares de Língua Portuguesa do 1º Ciclo. In Paula Cristina Martins (org.), Actas do 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança: Infâncias possíveis, mundos reais. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Estudos da Criança [publicado em http://www.casadaleitura.org/]

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2008). Ler… para ser. A vertente transversal da compreensão na leitura em língua portuguesa. In Inês Cardoso, Esperança Martins e Zilda Paiva (org.), Actas do Colóquio “Da investigação à prática. Interacções e debates.” Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa/Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores [publicado em http://www.casadaleitura.org/]

MARTINS, Maria da Esperança e SÁ, Cristina Manuela (2008). Ser leitor no séc. XXI. Importância da compreensão na leitura para o exercício de uma cidadania responsável e activa. Saber&Educar, 13, pp. 235-246 [publicado em http://www.casadaleitura.org/]

SÁ, Cristina Manuela (2009). Papel da fábula no desenvolvimento de competências gerais no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma perspectiva de interdisciplinaridade. [publicado em http://www.casadaleitura.org/]

SÁ, Cristina Manuela (2009). Uma viagem ao mundo da leitura ou a compreensão das diferentes finalidades da leitura no 1º Ano do Ensino Básico. [publicado em http://www.casadaleitura.org/]

SÁ, Cristina Manuela, VIEIRA, Rui Marques (2009). Mérito pedagógico e avaliação de investigadores. Indagatio Didáctica, Vol. I (1).

[publicado em http://cc-crie.dte.ua.pt/ojs/index.php/id/article/view/18/7, a 31 de Julho de 2009]

SÁ, Cristina Manuela (2010). Banda desenhada e ensino/aprendizagem da leitura. Indagatio Didáctica, Vol. I (2).

[publicado em http://indagatio-didactica.web.ua.pt/index.php/id/index, a 27 de Julho de 2010]

SÁ, Cristina Manuela (2011). Web Social e evolução da Língua Materna. Jornal Online da Universidade de Aveiro [publicado a 21 de Fevereiro de 2011 em http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=19825]

 

10.6. Posters

SÁ, Cristina Manuela, MARTINS, Maria da Esperança e MESQUITA, Luciana (2009). Colaborar em práticas de ensino da leitura: que possibilidades de desenvolvimento profissional? Poster apresentado na VII Sessão Plenária do Projecto “Línguas e Educação: Construir e partilhar a formação”. Aveiro, Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, 10 de Julho.

Macário, Maria João e SÁ, Cristina Manuela (2011). Promoção de trabalho colaborativo através de fóruns na formação de professores. Poster apresentado na Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de Tecnologias da Informação em Educação: Perspectivas de Inovação. Braga, Universidade do Minho, 12 e 13 de Maio.

Macário, Maria João, SÁ, Cristina Manuela e MOREIRA, António (2011). Collaborative work through forums in teacher training: a contribution for the teaching of orthography. Poster apresentado no Research Day. Aveiro, Universidade do Aveiro, 8 de Junho.

MACÁRIO, Maria João e SÁ, Cristina Manuela (2011). Como posso trabalhar colaborativamente hoje para desempenhar com eficácia a minha função docente amanhã. Poster apresentado no II Congreso Internacional de Docencia Universitaria. Vigo: Universidade de Vigo, 30 de junho, 1 e 2 de julho.