Trabalhos orientados CSA

User Rating:  / 0
PoorBest 

No âmbito do Seminário - Área de Língua Portuguesa (Licenciatura em Ensino Básico/1º Ciclo – 4º Ano - disciplina anual):

- Helena Maria Olim Marote Correia, Luís Simão Araújo d'Amaral e Susana Madalena Pinto da Costa (2000). A importância do texto narrativo no desenvolvimento da compreensão escrita e na motivação para a leitura no 1º Ano de Escolaridade. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

 

- Ana Margarida Pereira Santos, Raquel Martins Bizarro e Teresa Manuela Matos Rodrigues (2001). O conto popular português: motivação para a recolha de produções do património literário oral. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Eunice Aires Almeida e Maria Amélia Reis da Graça Vidal (2001). A Bruxa Mimi vai à escola – desenvolver competências de expressão oral, leitura e escrita através do conto maravilhoso. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Catarina Santos, Balbina Baptista, Francisco Ferreira e Vera Brandão (2003). A importância das lengalengas na compreensão escrita e na motivação para a leitura no 1º Ano do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Filipa Figueiredo Duarte, Ana Rosa Rodrigues Garcez, Gabriel Ramos da Silva, Juliana Tomás dos Santos e Maria da Graça Oliveira Lavres (2004). Uma viagem ao mundo da leitura: a importância de compreender as diferentes finalidades da leitura no 1º Ano do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Mafalda Saraiva Seabra, Inês Loureiro Cunha, Inês Margarida Almeida Correia, Joana Oliveira da Cunha e Silva, Marta Cristina Dias Vieira e Sónia Cristina Magalhães de Pinho (2005). Papel das fábulas no desenvolvimento de competências gerais no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma perspectiva de interdisciplinaridade. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Sofia Ferreira Albuquerque, Eunice Luísa Pereira Feliciano, Liliana Carina Gomes Garcia, Madalena Filipa Nicolau Marques, Maria Antonieta Oliveira Saldanha e Telma Sofia da Costa Barbosa (2006). Abordagem da lecto-escrita a partir do conto tradicional no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Cátia Sofia Loureiro da Rosa, Diana Rita Gonçalves Oliveira Alves, Maria José Nascimento Neves, Sara Patrícia Patrão Ribeiro, Susana Manuela Costa Araújo e Vanda Susana Nascimento dos Santos (2007). Abordagem de temas da actualidade através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Glória Maria Henriques da Silva, Isabel Marina Teixeira Pereira, Juliana Andrês da Rosa, Liliana Marisa Ribeiro da Silva, Laura Daniela Resende Freitas Ribeiro, Raquel Patrícia de Zenão Lima e Sónia Manuela dos Santos Silva (2008). De olhos postos em ti! Sustentabilidade: a sobrevivência dos animais está nas tuas mãos. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Cátia Guilhermina de Oliveira Cardoso, Sara Isabel da Silva Duarte e Tânia Cristina Domingues Rêgo (2010). Viajando pelo universo do teatro… Recurso ao texto dramático no ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa.

 

No âmbito dos Projetos de Intervenção Educacional (Licenciatura em Educação Básica – 3º Ano - disciplina anual):

- Ana Margarida Martins, Ana Sofia Valente, Cátia Inês Pinheiro e Filipa Catarina Silva  (2010). Animação de leitura: o “Guarda-Histórias”. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- por Ana Rita Azevedo, Andreia Ferreira, Emília Cristina Gonçalves e Hélder Santos (2010). Leitura ao centímetro. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Marlene Silva, Marta Lancha e Sandrina Moreira (2010). Leitura a bordo em Ílhavo. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa.

 

No âmbito da Prática Pedagógica das Licenciaturas em Ensino de Línguas:

- JESUS, Nathaly e MALHEIRO, Manuela (2001). Uma leitura envolvente: “A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho”, de Mário de Carvalho. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- DIOGO, Catarina, OLIVEIRA, Ana Isabel, OLIVEIRA, Mariana e SEBASTIÃO, Helena (2003). Conectores e compreensão na leitura: “Saga”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- FERREIRA, Liliane e QUEIRÓS, Ana Paula (2004). Interacção leitura-escrita. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Nomes das alunas (2005). Ler e escrever com a banda desenhada: uma experiência de investigação-acção. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa.

 

Nos Mestrados:

 

A) Orientação de relatórios finais de estágio supervisionado

- Carina de Loureiro Capela (2012). Literatura infantil e promoção da amizade. Um estudo na Educação Pré-Escolar. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Cátia Sofia Soares de Carvalho (2012). Literatura infantil e Formação Pessoal e Social: O mundo dos medos. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Cátia Inês Teixeira Pinheiro (2012). Compreensão na leitura e construção da identidade. Um estudo na Educação Pré-Escolar. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Filipa Catarina Dias da Silva (2012). Expressão Musical e desenvolvimento da compreensão na leitura: A leitura tem sons. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Andreia Filipa Morais Osório (2012). Conto tradicional, literatura infantil e Conhecimento do Mundo. O ser humano e os outros animais. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Elisabete Filomena Valente Amaral (2012). Papel dos textos na construção do Conhecimento do Mundo. Os meios de transporte na vida do ser humano. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Ana Cristina da Silva Pepolim (2013). Compreensão na leitura e educação ambiental na Educação Pré-Escolar. As estações do ano e suas alterações. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Ana Patrícia da Silva Carvalho (2013). Compreensão na leitura e alimentação saudável Educação Pré-Escolar. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Susana Cristina de Figueiredo Ferreira (2013). Leitura e educação ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico. A lei dos 5Rs e as boas práticas ambientais. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Maria de Fátima Morais Soares (2013). Lendas e Educação para os valores no 1º Ciclo do Ensino Básico. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Cátia Sofia Gomes de Almeida (2013). À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil. Robinson Crusoé no 1º Ciclo do Ensino Básico. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Cátia Marisa Oliveira Duarte (2013). Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico. - Cátia Sofia Gomes de Almeida (2013). À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil. Robinson Crusoé no 1º Ciclo do Ensino Básico. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Daniela Filipa de Azevedo Ferreira (2014). Os animais vão ao teatro: Texto narrativo e dramático no 1º Ciclo. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Joana Catarina de Azevedo Ferreira (2014). Os cinco sentidos: Poesia e ciência no 1º Ciclo do Ensino Básico. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Ivete Marisa Gonçalves Teixeira (2014). Quem parte e reparte: Provérbios e matemática na Educação Pré-Escolar. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Vânia Daniela Ferreira Castro (2014). Rimas e lengalengas na Educação Pré-Escolar: um casamento feliz. (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

 

B) Orientação de dissertações:

- Lúcia da Conceição Gonçalves Borges (1998). A capacidade inferencial na compreensão da leitura: um contributo didáctico; uma experiência de supervisão. (no âmbito do Mestrado em Supervisão);

- José dos Santos Carreira (2001). O papel do conhecimento prévio na compreensão em leitura: estratégias de activação e desenvolvimento (no âmbito do Mestrado em Didáctica de Línguas);

- Margarida Rosa de Matos Ferreira da Silva (2001). O ensino do vocabulário e a compreensão na leitura: contributo para abordagens didácticas numa perspectiva de actualização recíproca (no âmbito do Mestrado em Didáctica de Línguas);

- Marlene Pereira Belo (2002). Representações relativas à modalidade de leitura em voz alta na aula de Língua Materna: um contributo para a supervisão (no âmbito do Mestrado em Supervisão);

- Isabel Maria Menezes Correia (2003). Contributo da compreensão na leitura para o desenvolvimento da competência escrita: representações de professores e alunos do 5º Ano (no âmbito do Mestrado em Didáctica de Línguas);

- Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo (2003). Estratégias de motivação para a leitura na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva de Supervisão (no âmbito do Mestrado em Supervisão);

- Rómulo Jesus Rodrigues Neves (2004). Transversalidade da Língua Materna no 3º Ciclo do Ensino Básico: representações de supervisores de Língua Portuguesa sobre a sua natureza e formas de operacionalização nos domínios da leitura e da escrita em aulas de Língua Materna. (no âmbito do Mestrado em Educação – Supervisão Pedagógica do Ensino do Português, da Universidade do Minho);

- Ana Rita de Figueiredo Bartolomeu Carvalho (2006). Transversalidade, compreensão na leitura e Gestão Flexível do Currículo (no âmbito do Mestrado em Gestão Curricular);

- Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues Carvalho (2007). Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º Ciclo (no âmbito do Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Sónia Marisa Osório Santos (2007). Representações de professores sobre a transversalidade do Português. Abordagem da compreensão na leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico (no âmbito do Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico);

- João Bernardino Ramos Cunha (2008). Abordagem da compreensão na leitura no Ensino Básico em Cabo Verde (no âmbito do Mestrado em Didáctica de Línguas);

- Susana Isabel dos Santos Viegas Pereira (2009). Transversalidade da língua portuguesa. Representações de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (no âmbito do Mestrado em Didáctica de Línguas);

- Maria Isméria de Oliveira Barbosa (2009). Transversalidade da língua portuguesa: representações de responsáveis educativos (no âmbito do Mestrado em Supervisão);

- Raquel Bizarro Martins Capucho (2009). Transversalidade do Português no 1º Ciclo e Gestão Flexível do Currículo. Um estudo no âmbito da compreensão na leitura. (no âmbito do Mestrado em Gestão Curricular);

- Paula Cristina Alves Pinto (2010). Supervisão e motivação para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico (no âmbito do Mestrado em Supervisão);

- Maria Natália Vieira Ferreira (2010). Supervisão e abordagem da inferência em leitura no Ensino Secundário (no âmbito do Mestrado em Supervisão);

- Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso Gomes (2011). Representações sobre a interacção leitura-escrita de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (no âmbito do Mestrado em Didáctica/Línguas/Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico);

- Sara Margarida Costa Marques (2011). Ludicidade e desenvolvimento de competências em comunicação escrita (no âmbito do Mestrado em Didáctica/Línguas/Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

- Maria do Céu Fidalgo dos Santos Rodrigues (2011). Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico. (no âmbito do Mestrado em Didáctica/Línguas/Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico).

 

Doutoramento (orientação de teses)

- Natália São José Sobral Vieira (2001). Contributo da Televisão para o ensino da Língua Materna: tratamento cognitivo da narrativa ao nível da compreensão. (no âmbito do Doutoramento em Didáctica) [em regime de co-direcção com o Professor António Moderno, Professor Catedrático do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro];

- João Paulo Rodrigues Balula (2007). Estratégias de leitura funcional no ensino-aprendizagem do Português. (no âmbito do Doutoramento em Didáctica);

- Maria da Esperança de Oliveira Martins (2011). Manuais e transversalidade da Língua Portuguesa na leitura. Um estudo no Ensino Básico. (com bolsa da FCT, no âmbito do Doutoramento em Didáctica);

- Eugénia Maria Marques dos Santos das Neves Tavares (2011). Desenvolvimento de competências em expressão/produção escrita. Um estudo com adultos inscritos no Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. (no âmbito do Programa Doutoral em Didática e Formação/Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular).

 - Maria João Bártolo Macário (em curso). Trabalho colaborativo em fóruns na formação de professores: um contributo para a didática da ortografia. (no âmbito do Programa Doutoral em Didática e Formação/Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular).

- José Filipe Nunes Pereira Saraiva (em curso). Transversalidade e formação em Didática do Português no Ensino Superior: contributo para o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. (no âmbito do Programa Doutoral em Didática e Formação/Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular).

- Dulce Helena Morgado Raimundo Melão (em curso). Representações sobre a leitura e influência em práticas de motivação. (no âmbito do Programa Doutoral em Didática e Formação/Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular).