2º Encontro do LEIP

No dia 6 de julho de 2012, decorreu, no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, o II Encontro Ensinar Português hoje: problemas e desafios.

O evento foi organizado pelo LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português, do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, sediado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

Da Comissão Organizadora fizeram parte Maria Helena Ançã e Cristina Manuela Sá, cocoordenadoras do LEIP, e ainda Carmen Reste, Maria João Macário e Tatiana Guzeva, Bolseiras de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia associadas a este laboratório, e Andreia Ferreira.

O secretariado foi assegurado por Belinda Gomes, Bolseira Técnica de Investigação do LEIP.

Do programa do encontro constava a apresentação oficial deste site.

Com o objetivo de proporcionar aos seus participantes (educadores, professores, estudantes de licenciatura e de pós-graduação em cursos de Educação e investigadores) uma oferta formativa de relevo na área da Didática do Português, o II Encontro Ensinar Português hoje: problemas e desafios, organizado pelo Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP), abordou a temática geral do ensino do Português hoje, procurando fazer o levantamento dos seus problemas e desafios, assim como propor soluções para a sua resolução.

Para o efeito, contou com a participação especial de dois conferencistas convidados: a Professora Doutora Rosa Bizarro, da Universidade do Porto, e o Professor Doutor João Paulo Balula, da Escola Superior de Educação de Viseu.

É de salientar que, para além da temática geral, foram também abordadas temáticas a ela associadas, em duas mesas-redondas: Formação para a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa e Em torno do Português - dando voz a diferentes comunidades educativas.

A análise das respostas dadas pelos participantes ao questionário passado revelou uma avaliação global do Encontro muito positiva, mas também a manifestação do desejo de poder participar em mais iniciativas do género, sob outros moldes.