Autenticação

Trabalhos de investigação orientados

No âmbito do Seminário - Área de Língua Portuguesa (Licenciatura em Ensino Básico/1º Ciclo – 4º Ano - disciplina anual):

- Helena Maria Olim Marote Correia, Luís Simão Araújo d'Amaral e Susana Madalena Pinto da Costa (2000). A importância do texto narrativo no desenvolvimento da compreensão escrita e na motivação para a leitura no 1º Ano de Escolaridade. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Margarida Pereira Santos, Raquel Martins Bizarro e Teresa Manuela Matos Rodrigues (2001). O conto popular português: motivação para a recolha de produções do património literário oral. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

-  Eunice Aires Almeida e Maria Amélia Reis da Graça Vidal (2001). A Bruxa Mimi vai à escola – desenvolver competências de expressão oral, leitura e escrita através do conto maravilhoso. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Catarina Santos, Balbina Baptista, Francisco Ferreira e Vera Brandão (2003). A importância das lengalengas na compreensão escrita e na motivação para a leitura no 1º Ano do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Filipa Figueiredo Duarte, Ana Rosa Rodrigues Garcez, Gabriel Ramos da Silva, Juliana Tomás dos Santos e Maria da Graça Oliveira Lavres (2004). Uma viagem ao mundo da leitura: a importância de compreender as diferentes finalidades da leitura no 1º Ano do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Mafalda Saraiva Seabra, Inês Loureiro Cunha, Inês Margarida Almeida Correia, Joana Oliveira da Cunha e Silva, Marta Cristina Dias Vieira e Sónia Cristina Magalhães de Pinho (2005). Papel das fábulas no desenvolvimento de competências gerais no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma perspectiva de interdisciplinaridade. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Sofia Ferreira Albuquerque, Eunice Luísa Pereira Feliciano, Liliana Carina Gomes Garcia, Madalena Filipa Nicolau Marques, Maria Antonieta Oliveira Saldanha e Telma Sofia da Costa Barbosa (2006). Abordagem da lecto-escrita a partir do conto tradicional no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Cátia Sofia Loureiro da Rosa, Diana Rita Gonçalves Oliveira Alves, Maria José Nascimento Neves, Sara Patrícia Patrão Ribeiro, Susana Manuela Costa Araújo e Vanda Susana Nascimento dos Santos (2007). Abordagem de temas da actualidade através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Glória Maria Henriques da Silva, Isabel Marina Teixeira Pereira, Juliana Andrês da Rosa, Liliana Marisa Ribeiro da Silva, Laura Daniela Resende Freitas Ribeiro, Raquel Patrícia de Zenão Lima e Sónia Manuela dos Santos Silva (2008). De olhos postos em ti! Sustentabilidade: a sobrevivência dos animais está nas tuas mãos. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Cátia Guilhermina de Oliveira Cardoso, Sara Isabel da Silva Duarte e Tânia Cristina Domingues Rêgo (2010). Viajando pelo universo do teatro… Recurso ao texto dramático no ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa.

 No âmbito dos Projetos de Intervenção Educacional (Licenciatura em Educação Básica – 3º Ano - disciplina anual):

- Ana Margarida Martins, Ana Sofia Valente, Cátia Inês Pinheiro e Filipa Catarina Silva  (2010). Animação de leitura: o “Guarda-Histórias”. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Rita Azevedo, Andreia Ferreira, Emília Cristina Gonçalves e Hélder Santos (2010). Leitura ao centímetro. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Marlene Silva, Marta Lancha e Sandrina Moreira (2010). Leitura a bordo em Ílhavo. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa.

 No âmbito da Prática Pedagógica das Licenciaturas em Ensino de Línguas:

- Nathaly Jesus e Manuela Malheiro (2001). Uma leitura envolvente: “A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho”, de Mário de Carvalho. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Catarina Diogo, Ana Isabel Oliveira, Mariana Oliveira e Helena Sebastião (2003). Conectores e compreensão na leitura: “Saga”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Liliane Ferreira e Ana Paula Queirós (2004). Interacção leitura-escrita. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

 Nos Mestrados (orientação de dissertações):

- Lúcia da Conceição Gonçalves Borges (1998). A capacidade inferencial na compreensão da leitura: um contributo didáctico; uma experiência de supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- José dos Santos Carreira (2001). O papel do conhecimento prévio na compreensão em leitura: estratégias de activação e desenvolvimento. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Margarida Rosa de Matos Ferreira da Silva (2001). O ensino do vocabulário e a compreensão na leitura: contributo para abordagens didácticas numa perspectiva de actualização recíproca. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Marlene Pereira Belo (2002). Representações relativas à modalidade de leitura em voz alta na aula de Língua Materna: um contributo para a supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Isabel Maria Menezes Correia (2003). Contributo da compreensão na leitura para o desenvolvimento da competência escrita: representações de professores e alunos do 5º Ano. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo (2003). Estratégias de motivação para a leitura na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva de Supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Rómulo Jesus Rodrigues Neves (2004). Transversalidade da Língua Materna no 3º Ciclo do Ensino Básico: representações de supervisores de Língua Portuguesa sobre a sua natureza e formas de operacionalização nos domínios da leitura e da escrita em aulas de Língua Materna. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação e Psicologia.

- Ana Rita de Figueiredo Bartolomeu Carvalho (2006). Transversalidade, compreensão na leitura e Gestão Flexível do Currículo. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues Carvalho (2007). Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º Ciclo. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Sónia Marisa Osório Santos (2007). Representações de professores sobre a transversalidade do Português. Abordagem da compreensão na leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- João Bernardino Ramos Cunha (2008). Abordagem da compreensão na leitura no Ensino Básico em Cabo Verde. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Susana Isabel dos Santos Viegas Pereira (2009). Transversalidade da língua portuguesa. Representações de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Maria Isméria de Oliveira Barbosa (2009). Transversalidade da língua portuguesa: representações de responsáveis educativos. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Raquel Bizarro Martins Capucho (2009). Transversalidade do Português no 1º Ciclo e Gestão Flexível do Currículo. Um estudo no âmbito da compreensão na leitura. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Paula Cristina Alves Pinto (2010). Supervisão e motivação para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Maria Natália Vieira Ferreira (2010). Supervisão e abordagem da inferência em leitura no Ensino Secundário. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Bárbara Gomes (2011). Representações sobre a interacção leitura-escrita de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Sara Margarida Marques (2011). Ludicidade e desenvolvimento de competências em comunicação escrita. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Maria do Céu Rodrigues (2011). Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

 Nos Mestrados (orientação de relatórios finais de estágio supervisionado):

- Carina de Loureiro Capela (2012). Literatura infantil e promoção da amizade. Um estudo na Educação Pré-Escolar. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Cátia Sofia Soares de Carvalho (2012). Literatura infantil e Formação Pessoal e Social. O mundo dos medos. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Cátia Inês Teixeira Pinheiro (2012). Compreensão na leitura e construção da identidade. Um estudo na Educação Pré-Escolar. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Filipa Catarina Dias Silva (2012). Expressão Musical e desenvolvimento da compreensão na leitura. A leitura tem sons. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Andreia Filipa Morais Osório (2012). Conto tradicional, literatura infantil e Conhecimento do Mundo. O ser humano e os outros animais. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Ana Cristina da Silva Pepolim (em curso). Compreensão na leitura e educação ambiental. As estações do ano e suas alterações. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Ana Patrícia da Silva Carvalho  (em curso). Compreensão na leitura e alimentação saudável na Educação Pré-Escolar. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Cátia Sofia Gomes de Almeida (em curso). À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil. Robinson Crusoë no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Cátia Marisa Oliveira Duarte (em curso). Papel da leitura no ensino da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Maria de Fátima Morais Soares (em curso). Lendas e educação para os valores no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Susana Cristina de Figueiredo Ferreira (em curso). Leitura e educação no 1º Ciclo do Ensino Básico. A lei dos 4 Rs e as boas práticas ambientais. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

 Doutoramento (orientação de teses)

- Natália São José Sobral Vieira (2001). Contributo da Televisão para o ensino da Língua Materna: tratamento cognitivo da narrativa ao nível da compreensão. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. [como co-orientadora, sendo orientador o Professor António Mendes dos Santos Moderno, Professor Catedrático do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro].

- João Paulo Rodrigues Balula (2007). Estratégias de leitura funcional no ensino-aprendizagem do Português. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Maria da Esperança de Oliveira Martins (2011). Manuais e transversalidade da Língua Portuguesa na leitura. Um estudo no Ensino Básico. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.

- Eugénia Maria Marques dos Santos das Neves Tavares (2011). Desenvolvimento de competências em expressão/produção escrita. Um estudo com adultos inscritos no Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Maria João Bártolo Macário (em curso). Trabalho colaborativo em fóruns na formação de professores: Um contributo para a didática da ortografia. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação [como orientadora, sendo co-orientador o Professor António Augusto de Fretas Gonçalves Moreira, Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro].

- José Filipe Nunes Pereira Saraiva (em curso). Transversalidade e formação em Didática do Português no Ensino Superior. Contributo para o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

- Dulce Helena Morgado Raimundo Melão (em curso). Representações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas. Um estudo no primeiro ciclo de Bolonha. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação.

 

Nenhum Utilizador On-Line