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Bem vindo(a) ao site Transversalidades :)

Este site tem como principal finalidade divulgar a investigação desenvolvida no âmbito da  Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território - para uma educação em Português, que levou à fundação do LEIP - Laboratório de Investigação em Educação em Português, integrado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Formação de Formadores, a funcionar no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, desde 2004.

Esta linha de investigação está subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo e tem como principais objetivos:

i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escritas em Língua Materna;

ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos.

Pretende também contribuir para a interação em torno desta problemática central, congregando professores, formadores, investigadores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação que tenham uma componente ligada ao ensino/aprendizagem da língua portuguesa como Língua Materna.

A coordenadora da linha de investigação:

Cristina Manuela Sá

Notícias

No dia 26 de junho de 2012, a Licª Maria da Esperança de Oliveira Martins defendeu a tese subordinada ao tema Manuais e transversalidade da língua portuguesa na leitura. Um estudo no Ensino Básico., para obtenção do grau de Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro. As provas tiveram lugar pelas 14h30, na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro. A candidata foi aprovada por unanimidade.

No dia 6 de julho de 2012, a Mestre Eugénia Maria Marques dos Santos das Neves Tavares, aluna da 1ª edição do Programa Doutoral em Didática e Formação, defendeu a tese subordinada ao tema Desenvolvimento de competências em expressão/produção escrita. Um estudo com adultos inscritos no Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, para obtenção do grau de Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro. As provas tiveram lugar pelas 10h30, na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro. A candidata foi aprovada por unanimidade.

Já está disponível a publicação intitulada Transversalidade II: Representações, instrumentos, práticas e formação, editada por Cristina Manuela Sá. Nela serão publicados trabalhos de diversas proveniências, resultantes de investigação levada a cabo entre 2008 e 2012.

Já está em preparação uma nova coletânea - que terá por título Transversalidade III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade, também editada por Cristina Manuela Sá, onde os interessados poderão encontrar artigos relativos a intervenções na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.

Trabalhos de investigação orientados

No âmbito do Seminário - Área de Língua Portuguesa (Licenciatura em Ensino Básico/1º Ciclo – 4º Ano - disciplina anual):

- Helena Maria Olim Marote Correia, Luís Simão Araújo d'Amaral e Susana Madalena Pinto da Costa (2000). A importância do texto narrativo no desenvolvimento da compreensão escrita e na motivação para a leitura no 1º Ano de Escolaridade. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

- Ana Margarida Pereira Santos, Raquel Martins Bizarro e Teresa Manuela Matos Rodrigues (2001). O conto popular português: motivação para a recolha de produções do património literário oral. Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento  Didáctica e Tecnologia Educativa;

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Web social e evolução da língua materna

A democratização do acesso à internet, no final do séc. XX, desencadeou uma “guerra” entre as formas de comunicação a ela associadas e as instâncias responsáveis pelo estudo da língua portuguesa e pelo seu ensino/aprendizagem.


 

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