Transversalidade

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LOBO, Aldina Silveira (coord.), ARAÚJO, Ana Isabel, GIL, Dulce et al. (2002). O ensino e a aprendizagem do Português na transição do milénio. Lisboa: Associação de Professores de Português [inclui um CD- Rom].

Ministério da Educação (1999). Ensino Básico: Competências gerais e transversais. Lisboa: Mistério da Educação/Departamento de Educação Básica.

Ministério da Educação(2001). Currículo nacional do Ensino Básico. Competências essenciais. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento da Educação Básica.

PERRENOUD, Philippe (1999). Dix nouvelles compétences pour enseigner. Paris: ESF.

PINTO, Maria da Graça L. Castro (1998). O Estudo nacional de literacia: do recado que encerra às políticas de intervenção que evoca. In Maria da Graça L. C.Pinto, Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia. Colecção "Linguística", n° 11. (pp. 65-137). Porto: Porto Editora.

REIS, Carlos (coord.) (2008). Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

REY, Bernard (1996). Compétences transversales ou intentions transversales? In Les compétences transversales en question. (pp. 143-169). Paris: ESF.

REY, Bernard (1996). Des intentions transversales pour l’école. In Les compétences transversales en question. (pp. 171-208). Paris: ESF.

Existe uma tradução portuguesa desta obra.

SÁ, Cristina Manuela (2006). Novas tendências na formação de professores de Língua Portuguesa. Til. Fragmentos de educação, 1, 29-31.

SÁ, Cristina Manuela (2006). Um contributo ‘aveirense’ para a formação de professores de Língua Portuguesa. Til. Fragmentos de educação, 2, pp. 24-26.

SÁ, Cristina Manuela (2008). Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos e práticas - um primeiro balanço do seminário. In Cristina Manuela Sá e Maria da Esperança Martins (org.), Actas do Seminário “Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos e práticas. (pp. 187-197). Aveiro: Universidade de Aveiro/Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia Educativa/Laboratório de Investigação em Educação em Português.

SÁ, Cristina Manuela (2009). Teaching Portuguese for the development of transversal competences. Comunicação apresentada na 16th International Conference on Reading/1st Ibero-American Forum on Literacies. Braga, 19 a 22 de Julho de 2009.

SIM-SIM, Inês, DUARTE, Inês e FERRAZ, Maria José (1997). A Língua Materna na Educação Básica: competências nucleares e níveis de desempenho. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento de Educação Básica.

VALADARES, Lídia (2003). Transversalidade da Língua Portuguesa. Rio Tinto: Edições ASA.

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